DE VOLTA AOS ANOS 80

sábado, 19 de março de 2011

SEM LICENÇA PARA DIRIGIR (1988)

Quando uma carta de motorista passa a simbolizar a entrada na fase adulta os problemas começam a fazer parte da vida de Les Anderson (Corey Haim), um jovem americano de classe média cuja a maior obsessão é tirar a sonhada carteira para dirigir. A carta é  muito mais do que seu ingresso para a maturidade, ela significará a liberdade para os seus amigos sedentos por farras. O que um pequeno pedacinho de papel carimbado pode representar na vida de alguém?
É o principal tema de Sem Licença Para Dirigir (License To drive em inglês).
Les Anderson até quer a carta de motorista para levar a garota dos seus sonhos – Mercedes – para passear, mas não tanto quanto seus pais e amigos que vivem dando à ocasião uma importância extrapolada, e tanta pressão junta só poderia resultar num fiasco completo na hora de fazer o exame. Difícil será esconder de todos que voltou pra casa sem o tal documento, mas Anderson se esforça ao máximo, age normalmente e até sai escondido com Mercedes, no cadilac do seu avô, para comemorar sua primeira noite com a “suposta” carta, afinal que mal tem em dar uma voltinha com o carro? O que Les Anderson não esperava é que todos os tipos de problemas aparecessem para transformar sua noite numa tremenda confusão. Mercedes bêbada vai parar no porta-malas, os colegas Dean e Charlie se aproveitam da situação para propor a Anderson uma noite agitada já que agora com a carta de motorista eles podem ir para qualquer lugar. Está armada a confusão!
 Dean oferece momentos hilários quando discursa sobre a importância da carteira de motorista: "isto não é só uma carteira de automóveis, é um documento para viver". Além disso, os pais de Les Anderson são totalmente pirados e o fato de Sra Anderson estar prestes a dar a luz, também proporciona cenas divertidíssimas.
O filme é divertido na medida do possível, com Corey Haim em seu auge como galã dos anos 80 e Feldman proporcionando um humor aceitável. Os Coreys já haviam protagonizado juntos o filme Os Garotos Perdidos, também um clássico da Sessão da Tarde.

 Sem Licença Para Dirigir possui algumas cenas bem engraçadas como a do teste de direção com o examinador colocando uma xícara de café no painel do carro para que Les não derrame nenhuma gota enquanto dirige, e a cena onde eles perseguem um bêbado que cismou em guiar o precioso cadilac do vovô. Frases imortalizadas também não faltam: "Eu não preciso de uma BMW, eu já tenho uma Mercedes"; "Viver com medo, é como não viver"; "Jim, me arrume um carro que não tenha nenhum parentesco com meu pai e eu corro"; "Quando você imaginou que veria uma Mercedes no porta malas de um Cadilac?".
O destaque também fica por conta da trilha sonora Pop dos anos 80, puxada pela canção "Get Outta My Dreams, Get Into My Car" com Billy Ocean, um dos grandes sucessos da temporada.

ELENCO

Corey Haim .... Les Anderson
Corey Feldman .... Dean
Michael Manasseri .... Charles
Heather Graham .... Mercedes
Carol Kane .... Sra. Anderson
Richard Masur .... Sr. Anderson
Nina Siemaszko .... Natalie
Parley Baer .... Vovô


Nenhum comentário:

Postar um comentário